oie_transparent (7).png

Minas Gerais não tem praias...

Mas, tem belas paisagens.

E a GG Tur te leva para conhecer.

 

CAPITOLIO.jpeg
Capitolio.jpg

GG Tur - Capitólio "o mar de Minas" 

 

Capitólio é um lugar único em Minas Gerais. Trata-se de uma região privilegiada por cânions e cachoeiras de águas cristalinas, onde os aventureiros encontram um verdadeiro oásis em meio ao calor do estado. Não é à toa que o destino foi apelidado de Mar de Minas.

Lago de Furnas é a principal atração do lugar e não é para menos: é uma das maiores extensões de água do estado. Combinado com vários cânions e quedas d’água, o Lago artificial foi formado para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas, em 1963, e hoje serve como espaço de passeios e banhos refrescantes em meio ao calor de Minas Gerais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ouro preto.jpg
ouro preto 1.jpg

GG Tur - Ouro Preto

 

Parada obrigatória para entender sobre a história do Brasil, Ouro Preto é um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais. Com um clima interiorano, o destino foi palco de um dos momentos mais importantes do nosso país: a Inconfidência Mineira (luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão). Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de atrações e pontos turísticos históricos.

Um dos lugares mais incríveis da cidade, e um dos melhores para entender a história da região, é o Museu da Inconfidência Mineira. Por lá, o visitante encontra objetos e importantes documentos que demonstram a importância do movimento que buscava ir contra o domínio português. Além disso, o prédio que abriga o museu é um dos mais bonitos e icônicos da cidade.

 

 

pampulha.jpg
pampulha1.jpg

GG Tur - Belo  Horizonte "Pampulha"

Pampulha é uma região administrativa no município brasileiro de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, é administrada pela Administração Regional de Pampulha, sendo a lagoa artificial de mesmo nome uma das principais atrações turísticas. Nela localizam-se os estádios Governador Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho). Anualmente é disputada a Volta Internacional da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que contorna a lagoa. Também na virada do ano acontece o maior show de fogos do Estado, reunindo cerca de 300 mil pessoas no entorno.
A região também é sede do campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Aeroporto da Pampulha, que, recentemente, tem-se tornado causa de preocupação, dado sua proximidade da região urbana da capital e com isso foram transferidos vários de seus vôos para o Aeroporto Internacional de Confins. Também há um centro gastronômico, com vários restaurantes de comidas típicas e regionais.

 

GG Tur - São Thomé das Letras

 

Para quem gosta de curtir as atrações das montanhas, São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais, é a pedida perfeita. O destino fica a 1.400 metros de altitude e é cercado por lindas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e paz! Conhecida pelo seu poder místico, São Thomé atrai apaixonados por natureza e pela culinária mineira.

Um dos lugares mais incríveis para se visitar na cidade é a Casa da Pirâmide no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale. O local é um point para as pessoas verem o pôr do sol, sendo um dos programas obrigatórios por lá!

sao thome das letras.jpeg
sao thome das letras1.jpg
zoo.jpeg
zool.jpg

GG Tur - Zoológico

 

Fundado em 1959, o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica se transformou em um importante espaço de lazer e principalmente de educação ambiental para visitantes de Belo Horizonte e de outras cidades do país. O Zoológico de BH possui aproximadamente 3 mil animais de mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos. O Borboletário e o Aquário do Rio São Francisco são equipamentos que também podem ser visitados durante o passeio ao Zoológico. 
O  Jardim Botânico da FPMZB, um dos mais conceituados do Brasil, é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e coleções,  se dedica ao cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas. Seu papel é a manutenção de espécies devidamente identificadas e documentadas com a finalidade de investigação científica, conservação e educação. Foi criado em 1991 e expõe mais de 1000 espécies de plantas em sete jardins temáticos, cinco estufas e um lago, ocupando uma área de cerca de 100 mil m². Tem como prioridades o estudo e a realização de ações voltadas para a conservação da flora regional, com destaque para espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

GG Tur - Monte Verde

 

A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boa gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano e não apenas quando as temperaturas estão baixas.

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Ecológico Verner Grinberg é o passeio ideal. Isso porque é lá que se encontram as principais trilhas da cidade, além do local revelar um lado quase desconhecido de Monte Verde: com muito verde e calmaria.

monte verde.jpeg
monte verde1.jpg

GG Tur - Serra da Canastra

 

Serra da Canastra é uma região privilegiada com grandes atrações naturais que encanta visitantes do país inteiro. O local é um tesouro muito importante que abriga cachoeiras, nascentes, rios e uma incrível diversidade de animais. É lá que está o Parque Nacional Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes que se encontram dentro do parque, além de preservar todas as belezas naturais e vida animal que lá se encontram.

A maior atração da Canastra é a Cachoeira Casca D’anta, uma das maiores quedas d’água do Brasil com de 186 metros. A imponente atração natural atrai fãs de todo o país que percorrem seus 3 km de trilha para observarem tal maravilha.

 

serra canastra.jpeg
serra canastra1.jpg
brumadinho.jpg
brumadinho..jpg
GG Tur - Brumadinho

 

Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, é uma daquelas cidades surpreendentes que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. É lá que está Inhotim , considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um delicioso roteiro de viagem para quem gosta de natureza e arte. Idealizado em meados da década de 1980, o local conta com mais de 700 hectares de muito verde, onde estão dispostas mais de 500 obras de arte. Não é à toa que é indicado reservar dois dias no mínimo para conhecer o espaço inteiro.

Já para quem gosta de atrações históricas, a dica é conhecer Piedade do Paraopeba, um dos vilarejos mais antigos de Minas Gerais onde se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba, construída em 1729, além de casinhas antigas e lojas de artesanato locais.

serra cipo.jpeg
serra cipo..jpg
GG Tur - Serra do Cipó

 

Um dos lugares mais bonitos de Minas Gerais, a Serra do Cipó, localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, logo depois de Lagoa Santa, reserva tudo o que amantes da natureza, gastronomia, esportes e sossego procuram: cachoeiras, grutas e trilhas, na divisa dos biomas cerrado e mata atlântica, ambos ameaçados. Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, parte da serra está protegida no perímetro do Parque Nacional da Serra do Cipó.

O parque está na Serra do Espinhaço, na região central de Minas, e tem área de 33.800 hectares. Cobre terras das cidades de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) administra, desde 2007, o local. Mesma época em que licenciamento, fiscalização e controle ambientais passaram a ser responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com cerca de 1.600 espécies de plantas, a reserva é vista como um santuário da flora brasileira, sobretudo, bromélias e orquídeas. Seriemas, tucanos e maritacas são vistos com facilidade, enquanto o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada são animais ameaçados de extinção, mas estão abrigados e protegidos na região.

carrancas.jpeg
GG Tur - Carrancas

 

A cidade de Carrancas, no sul de Minas Gerais, é um dos destaques da Estrada Real já que não guarda somente lugares históricos, como também belezas naturais incríveis. É uma ótima opção de parada, pois foge um pouco do roteiro tradicional!

Famosa pelo seu grande número de cachoeiras, por lá o turista encontra uma grande variedade de lugares para se refrescar. Para quem gosta de trilhas em meio à natureza, o destino é um prato cheio. Uma das curiosidades do lugar é que ele abriga a nascente do Rio Capivari, sendo possível fazer uma visita e banhar-se em suas águas.

GG Tur... Sempre com você.